quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ploobs Engine: Tecnologia gráfica 100% brasileira !!

By Pedro Galani
Olá pessoal do blog Select Games, tudo bem? O nosso blog foi convidado pelo GameBlogs para a divulgação de uma nova engine gráfica brasileira. E nós, claro, que queremos que o mercado brasileiro de games cresça cada vez mais, fomos conhecê-la melhor, e agora, divulgá-la, confiram que projeto super bacana:

O QUE É A PLOOBS ENGINE?
É uma Engine para criação de jogos e aplicativos gráficos desenvolvida em "XNA 3.1", "C# .Net 3.5" e "HLSL". Criada para ser simples de extender e fácil de usar, mesmo para aqueles que não conhecem com profundidade computação gráfica.
O "framework" construído é bastante extenso, sendo constituído de diversos módulos responsáveis pelas tarefas mais comuns utilizadas em jogos como: Controle de Entrada, Simulação Física, Renderização Gráfica, Inteligência Artificial e Controle de Recursos.
O foco principal da Engine está na parte gráfica, que usa a técnica de renderização "Deferred Shading", a mesma encontrada em jogos como Startcraft 2, Crysis 2 e Killzone 2.
O "render" construído fez parte do nosso projeto de formatura. Uma explicação bastante profunda do funcionamento da técnica e da nossa implementação pode ser encontrada na nossa tese.

FINALIDADE
Não existe nenhuma engine brasileira com o número de "features"/qualidade visual
que a PLOOBS tem. A maioria das empresas de jogos usam/pagam
por engines estrangeiras, a ideia é mudar um pouco isto.
Não há nenhum fim lucrativo, a engine é completamente "opensource".

PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES
"Deferred Render" com suporte a "Bump Map", "Specular Map", "Glow Map" e "Paralax Map" (técnicas usadas para simular materiais e aumentar o realismo dos jogos)
Sistemas de partículas
Simulação física
Som 3D e 2D
Luzes Dinâmicas com Sombra
Animação por ossos ("Bone Animation")
Terrenos e Vegetação
Reflexão e Refração em Tempo Real
Diversos algoritmos clássicos de Inteligência Artificial

SCREENSHOTS



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