sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Análise: Shank 2

By Pedro Galani

Trailer:
Produtora: Klei Enterteinment
Distribuidora: EA
Lançamento: Fevereiro de 2012
Plataforma(s): X360, PS3, PC
 
Apresentação: 7.5
Shank, há quase 2 anos atrás foi um game indie que foi muito aclamado, pois, assim como Trine, foi definido como um independente com cara de blockbuster, mas, era fácil perceber, que depois de uma ou duas horas de jogatina, talvez ele não merecesse ser tão idolatrado, pois era repetitivo e curto.
Mas foi há uma semana atrás, que a Klei Entertainment lançou uma continuação do game, prometendo mais diversão, novos modos de jogo bem interessantes, e tentando atingir um público ainda maior, com o mesmo preço (bem baixo) do primeiro game, só 10 dólares.
A história não convence, nem é feita pra isso, é verdade. Mas, diferente do primeiro jogo, mal sabemos por que diabos o protagonista está lá, enfrentando aqueles brucutus. Sem contar que esse enredo não tem nada a ver com seu antecessor, o negócio é sangue, sangue e mais sangue. Nada (ou quase nada) de..."enrolação".
---
Jogabilidade: 8.0
Uma das críticas a Shank 1 foi justamente a questão do gameplay, que não funcionava bem. Já no novo game da Klei Enterteinment, podemos ver que eles aprimoraram bastante esse ponto. Além de você agora ter controles bem mais precisos e inteligentes, o jogador tem total controle sobre a mira, pelo menos jogando pelo joystick, pois caso seja sua intenção ir com um teclado e mouse, prepare-se para uma adaptação relativamente demorada.
Agora é possível interagir com diversos elementos do game, como barris, colecionáveis, etc.
Há diversas formas de ganhar um score extra, por exemplo, atirar quando o inimigo está no ar, no chão e mais.
Continua repetitivo e curto? Sim! E muito. A aventura tem duração de 2 ou 3 horas, e logo nas três primeiras fases (mais ou menos 40% da campanha toda) já dá pra sentir um cansaso em relação ao título. É uma pena, pelo menos eu, esperava mais da Klei.
Por outro lado, o multiplayer é bem feito, e proporciona algumas jogatinas casuais com seus amigos. O modo Survival é um bom exemplo disso.
---
Gráficos: 8.5
Não tem do que reclamar na parte gráfica de Shank 2. O mesmo possui cores bastante vivas e chamativas, um desenho muito bem feito e traços grossos, dando uma leve impressão de comic book.
Durante a aventura, você vai vendo que o fogo, por exemplo, é impressionante. Eu testei no PC, portanto não sei se os consoles possuem essa qualidade tão boa na questão gráfica.
---
Áudio: 8.0
As músicas e efeitos sonoros parecem mais um remake do primeiro jogo do que elementos completamente novos. Sim, são bem trabalhados e até merecem uma nota boa, mas pra quem acabou de jogar o primeiro jogo, com certeza pode ser um tiro no pé, ouvir os mesmos sons por mais algumas horas.
---
Concluindo:
Shank 2 aprendeu e não aprendeu com os erros do antecessor, corrigiu algumas falhas de gameplay, mas continua curto e repetitivo. Mas o que os fãs querem ver? Sangue, diversão e sangue. E nisso a produtora acertou em cheio, ainda mais com o novo modo multijogador. Podemos falar que Shank 2 está mais para um bom remake do que para um bom novo jogo. Ah, vale os 10 dólares? Sim! Mas não espere algo novo.
NOTA FINAL: 8.0

Nenhum comentário: