segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Análise: CoD Modern Warfare 3

By Pedro Galani
Trailer:
Produtora: Infinity Ward / Raven Software / Sledgehammer
Distribuidora: Activision
Lançamento: Novembro de 2011
Plataforma(s): X360, PS3, PC, NDS, Wii

Apresentação: 8.0
Mais um ano perto de ir embora, e claro, mais um jogo da série Call of Duty. E como Modern Warfare está no nome, não é difícil deduzir que novamente a Infinity Ward lidera a produção, juntamente com a Raven e a Sledgehammer Games.
Será que Modern Warfare 3 consegue tomar o posto de melhor FPS do ano? Competindo com outros gigantes como Battlefield 3 e Killzone 3?
No modo para um jogador, a trama começa exatamente de onde parou, em meio a uma guerra de americanos e russos. Desde a primeira fase, é fácil perceber que MW3 quer ser tão épico e grandioso quanto seu antecessor, te colocando em situações como atirar de um helicóptero, ver a cidade inteira se despedaçando enquanto foge em um barco, mandar muita coisa pelo ar com C4 e morteiros, cenas em câmera lenta...ué...espera aí! Eu acho que eu já vi isso em um lugar, quer dizer, vários lugares! Pois é, essa é a sensação que MW3 te passa, de "mais do mesmo", com as mesmas cenas cinematográficas que já estão tão batidas e repetitivas...afinal, elas são usadas desde 2007, e com mais ênfase a partir de 2009, em MW2. 
Basicamente, a Infinity Ward conseguiu transformar aqueles momentos únicos da história em momentos repetitivos e chatos, já que estão usando-os direto, direto mesmo!
A guerra aqui é maior ainda, e o game te leva pelas ruas de Nova York, Hamburgo, Londres, Paris, entre outras metrópoles, que são relativamente bem reproduzidas.
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Jogabilidade: 7.5
O gameplay continua bem simples e praticamente igual ao de seus antecessores. É matar inimigos, ver cutscene, matar inimigos, ver cutscene...tudo isso por cerca de 8 horas, que é o tempo médio da campanha.
Mas, agora, vamos falar de multiplayer. A jogabilidade de Modern Warfare 2 foi muito admirada, pois era rápida e frenética, o conjunto de perks era quase perfeito, evitando quase 100% que as apelações fossem usadas, porque as mesmas eram colocadas em um conjunto de perks tão bom, que não compensava usar essas apelações (como Cold Blood).
O que todos os fãs esperavam, ainda mais depois de Black Ops, que tinha uma jogabilidade mais travada por causa da perk ghost, que todo mundo usava, era que este novo título da Infinity Ward não tivesse mais apelações, e que se tivesse, que continuasse num conjunto de perks bem elaborado, e que o map design continuasse sem favorecer tanto os campers. E advininha o que aconteceu. A Infinity estragou tudo!
O incrível, foi que mesmo depois de um dos produtores do jogo subir ao palco do evento CoD XP e falar "fuck you second chancers", ainda eles tiveram a coragem de voltar com o Second Chance, agora chamado de Last Stand.
Parece que foi de propósito, eles fazerem mapas tão fracos. Além do visual deles ser muito parecido com os de MW2, há muitos hot spots desonestos, que favorecem a camperagem. E o spawn decente do antecessor foi muito piorado! Tem inimigo nascendo literalmente atrás de você, não é brincadeira! E não é tão incomum.
A Infinity não tinha nenhuma grande missão, os Call of Duty não mudam tanto de um ano para o outro, era só mudar algumas coisas e fazer mapas que prestassem, mas é frustrante ver que MW3 volta ao ponto zero, com spawn cheio de bugs e map design não satisfatório, e o pior é que não lançam patches para correção desses erros.
E pra piorar tudo, mais uma ideia "brilhante" dos produtores: o Lag Compensation. Pra aqueles que não sabem, Lag Compensation, é quando todos os jogadores, até mesmo o host da partida, recebem de propósito, um delay no gameplay, tudo isso para favorecer quem está com uma conexão ruim. A princípio não parece uma má ideia, correto? Sabe, deixar todo mundo jogando igual...não seria ruim, mas lá vai a IW e companhia para ferrar com a ideia. A questão é que ela favorece muito quem tem conexão ruim, a ponto de fazer com quem está jogando com uma internet de 10 MB com tanto atraso, que os inimigos o veem antes, assim, ele morre muito. Moral da história: vai jogar MW3 online? Deixa baixando vários arquivos no seu computador, assim você vai ter lag e vai ser extramamente favorecido, que tal? E mais uma vez, nada de patch pra tirar essa idiotice.
Outro problema, o hit detection. Nem vou gastar muitas palavras me referindo a isso. Mas pensa o seguinte: o que você acha de uma shotgun com damage alto matar um inimigo a curta distância em três (!!!) tiros? Se você concorda comigo e também acha um absurdo, pois fique com raiva do hit detection também.
Não vamos crucificar o jogo. A jogaibilidade tem seus pontos postivitos, como os pointstreaks, que valorizam mais o trabalho em equipe.
Mesmo esse CoD continuando divertido, sempre vai ter uma ou duas partidas no dia em que você vai se extressar e se frustar demais, por problemas que deveriam ser facilmente resolvidos.
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Gráficos: 8.5
A engine gráfica de Call of Duty não é nada recente, isso todos nós sabemos. É a terceira versão da engine da ID Software, só para constar, Rage, lançamento de outubro, utiliza a quinta versão dessa engine.
Desde 2007 são praticamente os mesmos gráficos, mas o visual ao mesmo tempo que não de cair o queixo, também não incomoda, não são gráficos que fazem você parar de jogar só por causa deles. Para ser sincero, eu prefiro o visual do MW2, por ele ser mais colorido e mais vivo que esse estilo mais sóbrio do novo game. Mas, pelo menos, a engine roda a 60 frames por segundo no PC, Xbox 360 ou PS3, e isso é muito bom.
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Áudio: 8.0
Na parte de som, de um lado, temos a dublagem dos personagens, que assim como nos outros títulos está bem caprichada. Agora, do outro, temos os sons das armas, que são muito genéricos e já estão sendo usados há anos.
O áudio, assim como os gráficos, não são da melhor qualidade, mas também não te forçam a abandonar a jogatina.
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Concluindo:
Modern Warfare 3 não é o jogo dos sonhos dos fãs da série, mas também não é um grande pesadelo. Principalmente no multiplayer, o game escorrega em diversas partes, e pra quem é mais aficcionado, como eu, é bem frustrante ver essa quantidade considerável de pontos negativos, mas de qualquer forma, MW3 continua a opção ideal para se divertir (na maioria das vezes) e ter uma jogatina rápida e mais casual.
NOTA FINAL: 8.0

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