sexta-feira, 18 de março de 2011

Análise: Dreamcast Collection (360, PC)

By Pedro Galani

Não deve ser novidade pra ninguém que a SEGA, que antes produzia videogames agora está apenas no ramo de jogos mesmo, certo? 
E ela, que não é tonta nem nada, quando fica um tempo sem fazer grande sucesso em jogos novos, lança coletâneas de jogos de seus antigos consoles, aliás, estes, tinham muitos clássicos e o sucesso entre os gamers de mais idade é praticamente certo.
Acho que quem acompanha essas coletâneas, já deve estar cansado de vê-las apenas com jogos do Dreamcast, pois é, agora a SEGA lança o Dreamcast Collection, que promete reunir 4 games de ouro num só disco, será que deu certo?
É claro que antes de tudo, é importante saber quais os jogos que estão disponíveis, são eles: Crazy Taxi, Sonic Adventure, Sega Bass Fishing e Space Channel 5 Part 2...bem, você que sempre jogou os grandes sucessos do Dreamcast deve estar assim: "WTF?!". Aliás, a SEGA deixou de lado outros games muito mais significantes que Bass Fishing e Space Channel, um bom exemplo é o House of the Dead 2, que não dá as caras por aqui. E se isso foi espanto, prepare-se, pois esses títulos estão disponíveis na Live!! Sim, a SEGA basicamente pegou 4 conteúdos já presentes na XBLA e simplesmente enfiaram num disco, com um menu despresível.
E o pior de tudo é que o visual não foi melhorado nem um pouco! É claro, ninguém quer que uma super engine atual estrague toda a graça de jogar um game antigo, mas uma limpada básica nas texturas cairia muito, muito bem, certo? Mas não é o que acontece, os jogos foram simplesmente trazidos diretamente dos discos do Dreamcast, sem polimento algum, e se houve, é tão pequeno, que chega a ser imperceptível.
Então, lembra que eu disse que antes de chegar em mídia física, os games já estavam na Live? Certo, sobre esse conteúdo, toda a crítica já havia reclamado do grande tempo de loadings que os títulos da XBLA tinham. Agora, os fãs esperam que pelo menos isso a SEGA fez...errado! Os loadings continuam extensos, sem melhoras.
É importante entender a minha crítica, não estou criticando os jogos, mesmo alguns deles não sendo os melhores já vistos no Dreamcast, o que na verdade eu estou dizendo é que a SEGA não teve preocupações em melhorar simplesmente nada nesse conteúdo: nada de novos filtros gráficos, tempo de carregamento menor, nada. O menu é um lixo e tem um ícone, o nome do jogo e uma música no fundo, só. E isso não é tão típico da SEGA, já que a mesma teve um capricho bem maior com outras coletâneas como Sonic Ultimate Genesis.
Com um primeiro trimestre tão bom, recheado de Killzone 3, Bulletstorm, Dead Space 2, Crysis 2 e outros, é realmente difícil crer que alguém se importe com o Dreamcast Collection, esse lixo que a SEGA lançou pra arrancar dinheiro dos fãs.
Concluindo: A SEGA infelizmente arranjou uma maneira fácil de tirar dinheiro dos fãs com pouquíssimo esforço, o melhor exemplo sem dúvida é o Dreamcast Collection, que chega com um conteúdo sem polimento, menu horrível e faltando clássicos. Não recomendado.

Quadro de Notas Especial - Remakes e Coletâneas

Apresentação: 3.0 
Polimento: 4.0 
Custo x Benefício: 4.0 
Diversão: 7.0
NOTA FINAL: 4.5

Nenhum comentário: