terça-feira, 2 de novembro de 2010

Análise: Pro Evolution Soccer 2011

By Pedro Galani & Stefano Galani

Bom dia leitores do blog Select Games! Tudo bem? Hoje trago a análise que eu Pedro Galani e meu irmão, Stefano Galani fizemos. Confiram:

Nesses últimos a briga entre PES e FIFA está ficando muito mais acirrada, sempre com a série de futebol da EA Sports na frente. E nesse ano? Será que realmente o PES evoluiu?
Começando pelos menus, vemos uma falta de uma trilha sonora com boa qualidade, o jogo tem sim algumas músicas, mas essas nem se comparam com as músicas do FIFA. Entramos na opção de amistoso e vemos dois problemas logo de cara. Um é bem antigo da série Pro Evolution Soccer, são as licenças. No campeonato inglês temos dois times licenciados e se quisermos um time alemão, é possível escolher só Bayer de Munique. O segundo problema é que temos apenas três times da Libertadores que podem ser escolhidos no modo Amistoso, caso você queira jogar com o São Paulo FC por exemplo, é obrigatório a ida a uma partida no modo Libertadores da América
Mesmo com poucas licenças, continuamos e iniciamos a partida, passando por um sistema de substituições cheio de informações, que pode ser vantagem para os que são mais ligados em futebol, e desvantagem para aqueles que não grandes fãs do esporte.
Pronto, agora sim, o confronto vai começar...opa...como assim? Konami Stadium? O time da casa é o Barcelona, cadê o Camp Nou?! Pois é , O PES 11 tem o Camp Nou, mas você deve escolher ele manualmente, ou seja, o estádio padrão é o (tosco) Konami Stadium, independentemente do time da casa.
Falando em estádios, é nítido o pouco capricho da produtora quanto a eles. Torcida parada, com gritos de torcida mal feitos e câmeras estáticas, enfim, um acabamento que realmente deixa a desejar.
A engine de PES 2010 está sendo usada aqui, as modelagens dos jogadores estão bacanas, pena que os gráficos não ajudam, e reconhecer o jogador de longe não é tarefa muito fácil. E se você tem uma TV Full HD, de qualquer tamanho, vai ver o serrilhado tomando conta do game, mesmo com cabo HDMI.
Uma grande promessa da produtora, foi que jogabilidade ficaria bem melhor, principalmente o toque de bola. Mas a Konami quis o passe tão, mas tão real, que acabou ficando um outro desafio para o gamer. O passe tem que ser de fato milimétrico (o que acaba ficando surreal), e mesmo assim, de vez em quando, é possível perceber que o jogador mira para um lado, e a bola vai para outro, não sei como...
Se você for jogar sozinho, verá que a inteligência artificial, principalmente do goleiro e do zagueiro está bem mediocre. Meio campo no lugar errado, atacante muito próximo da defesa, zagueiro que não marca, goleiro que simplesmente assiste a bola sair na linha de fundo...vários erros da IA que tornam o jogo chato.
E se você joga mais online do que offline, também vai perceber problemas, um problema que é o principal, é chamado de "lag". Sim, durante as suas partidas, as famosas "travadinhas" vão acontecer, com menos frequência quando comparado a PES 10, mas elas continuam lá.
Concluindo: PES 2011 tem mais defeitos do que qualidades, e várias das tentativas da Konami de deixar o jogo melhor, falharam. Fora os diversos erros da narração do Sílvio Luiz

Apresentação: 6.0
Gráficos: 7.5
Jogabilidade: 6.0
Áudio: 6.0
Diversão: 7.0

Nota Final: 6.5

5 comentários:

Anônimo disse...

Eu também prefiri o FIFA 11 ao invés do PES 11.

Anônimo disse...

Análise de merda essa..
Não se aprofundaram em nada no game, apenas em meros detalhes que para um fã de fifa ou pes são praticamente irrelevantes.
Levem mas a sério um game com pes ou fifa para poder analisar.
Bye

Anônimo disse...

Nossa, que analise mediocre!

Pedro Galani disse...

@Anônimos
Identifiquem-se, assim eu levo vocês a sério e posso até fazer uma outra análise, mas eu tenho que saber que estar me criticando.

Abs.

Anônimo disse...

Cara realmente, esse jogo tem hora que se torna irritante do tanto que a jogabilidade ficou chata, putz, tomara que o 2012 seja um futebol viu, porque esse vo te contar, e olha que eu jogo essa serie faz tempo, desde international super star soccer!