quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Análise: Dark Souls

By Stefano Galani
Trailer:
Produtora: From Software
Distribuidora: Atlus / Namco Bandai / Sony
Lançamento: Outubro de 2011
Plataforma(s): X360 e PS3
Introdução:
Dark Souls é um daqueles jogos que daqui a 10 anos, será lembrado como marco na história dos “action rpgs”, dark souls usa a fórmula de sucesso (ou não para alguns jogadores) de Demon’s Souls e consagra mais uma vez a “FROM SOFTWARE” como uma das desenvolvedoras mais inovadoras e arrojada dos últimos anos, mas afinal, porque tudo isso?
Bem, Dark Souls  foi entitulado como o sucessor espiritual de Demon’s Souls, mas ele vai além, copia a fórmula de sucesso, jogabilidade, “bosses”, alto nível no design dos locais, dificuldade absurda e mistura tudo isso num mundo maior, mais desafiador e com melhores opções para as jogatinas online (PvP, Co-Op, Challenges) entre outras interações.
No começo do jogo, você já irá sentir a “pressão” de como o jogo será já enfrentando um boss, mas antes você pode escolher entre diversas classes comuns em jogos de RPG e você tem direito a escolher um “gift”, que pode te ajudar e ou facilitar sua estadia em “Lordran” (Reino onde se passa o jogo.).
---
História:
Bem, antes de falar um pouco sobre a história, já adianto que ela não tem tanta profundidade como em Demon’s Souls, e até fica bem vago, principalmente no final do jogo, mas enfim está aberto a interpretações, vamos lá, segue a prévia:
Na Era dos Anciãoes
O mundo era sem forma, encoberta pela névoa
Uma terra de rochedos cinzentos, homens-árvore e dragões eternos
Mas, então, não havia fogo
E com o fogo veio de disparidade. Calor e frio, vida e morte, e claro ... a Luz e a Escuridão.
Então, a partir da Escuridão, Eles vieram
E encontrou o Lorde das Almas dentro da chama.
Nito, o primeiro dos mortos
A Bruxa de Izalith, e suas filhas do caos
Gwyn, o Senhor da luz, e seus cavaleiros fiéis
E os pigmeus furtivos, tão facilmente esquecidos
Com a força dos Lordes, eles desafiaram os dragões.
Flechas poderosas de Gwyn  além escalas de pedra
As bruxas teceram grandes tempestades de fogo
Nito desencadeou um miasma de morte e doença
E Seath o sem escamas traiu a si mesmo, e os dragões não eram mais sozinhos
Assim começou a Era do Fogo
Mas logo, as chamas vão desaparecer, e só permanecerá o escuro
Mesmo agora, há apenas brasas, e o homem não vê a luz, mas só noites sem fim
E entre os vivos são que vistos, eles são portadores do sinal da escuridão amaldiçoado.
Bem, voltando ao jogo, após criar o seu personagem e definir uma classe inicial e pegar o gift, você acorda em uma cela e recebe ajuda de um cavaleiro misterioso e começa sua jornada, vou parar porque sobre o enredo, pois senão será muito spoiler.
Conceitos:
Antes de falar sobre a jogabilidade, precisamos alinhar algumas conceitos, pos eles infligem diretamente no modo de jogo, e com a compressão de alguns conceitos inicias vamos entender mais algumas situações.
Bem, o seu personagem tem 2 formas físicas: “Hollow” e “Human”, em modo hollow é quando você começa ou jogo e não tem nenhuma “humanity” para reviver para humano denovo, você consegue adquirir humanity em diversos modos, matando bosses, comprando, achando em corpos, inimigos e até no pvp.
As Souls (almas) são a unidade de desenvolvimento no jogo, você acumula Souls matando inimigos, bosses, realizando quests e achando em corpos de cavaleiros, e heróis que morreram em combate, com ela você consegue desenvolver os stats e o level do seu personagem.
Em modo hollow você tem uma carência menor de estus flask que são poções de recuperar energia e também a dificuldade do jogo aumenta um pouco mais (teoria), além de não poder ser invadido, a vantagem em hollow também é poder dropar a pedra White soul sign para ser sumonado por um jogador humano e ajudar a derrotar o chefe da área, além de ganhar souls em party (divididos), você ao matar o boss ganha uma humanity e pode se tornar humano denovo.
Em modo humano você pode sofrer a chance de ser invadido, se você morrer, você pode indiciar o assassino com o livro dos culpados comprado com Oswald of Carim e com isso, ele entra numa lista dos culpados e sofrerá as conseqüências (ou não), além disso você pode sumonar outros players através dos sinais brancos no chão, existe uma fórmula que calcula o level compatível entre os players, além disso você quando achar a pedra, pode dropar a red soul sign, com ela você pode iniciar batalhas pvp randômicas.
Durante o jogo nas áreas, existem os bonfires que são fogueiras onde você pode desenvolver o level, descançar, fazer reparos em armas (se adquirir o toolbox dos ferreiros) e demais atividades, eles podem ser considerados checkpoints pois garantem o avanço da área, e se você acessar ele e seguir em frente, se morrer retornará ele.
Pode ocorrer de alguns bonfires durante o jogo se apagarem e você não conseguir mais dar um rest lá, mas isso vai ser devido a algumas ações sua no jogo.
Covenants:
Covenants são um tipo de guida, tribo que você se associa e usufrue de benefícios como itens, vantagens em pvp, milagres, magias e piromancias, no jogo existem 9 covenants, algumas tem altos requisitos de stats para poder entrar e outras são mais fáceis, só aceitar se achar o líder.
---
Jogabilidade:
A jogabilidade é idêntica a de Demon’s Souls, bem sólidas, versáteis e com alto grau de conhecimento e paciência você praticamente domina todos os movimentos, Dark Souls é um jogo de calma, você deve analisar os movimentos do seu inimigo e avaliar o melhor momento para atacar, a pressa é a inimigo número 1 de Dark Souls, você pode cair em valas, buracos, penhascos, sem empurrado, e realmente isso é muito frustante, ainda mais em batalhas com inimigos considerados fáceis, se você vacilar, você irá morrer, até para os undeads.
Morte:
A morte é uma conseqüência comum em Dark Souls e vai ocorrer constantemente, principalmente naquela hora que você não esperava, sendo assim, espere por ela, aprenda com ela e sobreviva a ela.
Ao morrer, você basicamente perde todas as suas souls e se estiver em modo humano, irá voltar a ser hollow (vazio, morto-vivo), você deve recuperar suas souls ao retornar o local de morte e pegar a sua mancha de sangue (bloodstain), o problema é que ao morrer você volta para o último bonfire que você descansou.
Bosses / Mini-bosses / Inimigos:
Cara área tem diversos inimigos e alguns mini-bosses até chegar no Boss principal, cada um tem uma estratégia de jogo e você deve explorar suas habilidades e recursos para conseguir destruir os bosses e os inimigos, por isso tenha calma e avalie o seu inimigo, tente atrair um a um para observar melhor os movimentos dos inimigos.
Esse jogo causa uma sensação de tensão extrema durante a luta com os bosses, principalmente se você for “solar” o boss (matar sozinho), essa sensação é raríssima nos jogos de hoje, principalmente porque a dificuldade caiu muito ultimamente, mas Dark Souls vem para solidificar e valorizar a importância da dificuldade nos jogos.
Armas/Itens/Upgrades:
Dark Souls tem diversas armas e todas pode sofrem upgrades com uso de pedras (shards) específicas, pode adquirir mais força, trocar sua essência, exemplo:
Ser transformada em arma de fogo, raio, divina, amaldiçoada entre outros, tudo isso com uso de pedras específicas que você vai adquirindo ao longo de jogo.
Você também pode usar a soul de alguns bosses e transformar armas comuns +10 em armas especiais, e também existem as armas raras que são encontrada em drops de inimigos e através de quests com covenants.
---
Online:
O modo online está um pouco melhor desenvolvido e com mais opções que Demon’s Souls, você pode ainda em hollow dropar a White Stone para ser sumonado como explicado anteriormente, como Humano, você pode invocar essas pessoas, invocar pvp’s aleatórios, e também usar itens que invadem mundo de Black phantoms (assassinos) com uso de covenants, exemplo, tem a covenant Darkmoon que permite que você use um Blue Orb para invadir os assassinos do Book of the Guilty(livro dos culpados), na covenant Path of The Dragon (Caminho do Dragão), você pode usar um item que você recebe ao entrar na covenant para iniciar batalhas com outros players e o vitorioso ganha um dragon scale que é um item que desenvolve armas de dragão (Dragon Weapons).
Enfim, existe muitas alternativas no PvP.
Último detalhe, a vantagem de jogar online hollow é que você consegue visualizar as mensagens deixadas por outros players com o uso de uma pedra laranja, onde você pode deixar recados e avaliar os recados feitos, várias áreas você lendo essas mensagens pode se preparar para o que pode vir pela frente.
---
Gráficos:
Os gráficos estão bem competentes, com quase nenhum serrilhado, ótimos efeitos de iluminação, mas infelizmente peca na baixa taxa de frames em algumas áreas, pois afeta a jogabilidade, a FROM SOFTWARE está ciente e está trabalhando em algum “patch” para solucionar o problema.
Mas de modo de geral os gráficos são ótimos, a escala das construções, a coloração das áreas, tido está bem competente e agradável e você realmente sente o clima de Dark Souls.
---
Conclusão:
Está ai mais uma obra prima da FROM SOFTWARE que merece ser apreciada com muito gosto, pois após terminar a main story, você volta para o inicio do game, com todos seus itens e level, mas a dificuldade é aumenta de maneira geral, sendo assim o jogo se torna muito durável, pois ir atrás de armas, fazer outros finais, conseguir itens e entrar em covenants que você não conseguiu no NG inicial torna esse jogo um literal SUGADOR DE VIDA SOCIAL, pessoal não perca tempo, como dessa vez ele o jogo é multiplataforma eu recomendo a todos os possuidores de Xbox360 e PS3 e aproveitem essa obra-prima e se aventurem em Lordran com muita cautela e paciência, pois o final é muito recompensador, mas se prepare para no mínimo 100 horas de jogo se quiser fazer os 2 finais, isso jogando de forma tranqüila e sendo realmente um aventureiro, caçando, conseguindo itens importantes e acessando áreas secretas.
Skyrim que me perdoe, mas Dark Souls vai me prender por muito mais tempo, alias já está.
Apresentação: 8.0
Gráficos: 9.0
Jogabilidade: 10.0
Áudio: 10.0
NOTA FINAL: 9.25

9 comentários:

Lucao disse...

O jogo pra mim foi frustrante, adoro jogos de RPG e realmente não gostei de dark souls. Meus motivos:

1. Não gosto de jogos que não são auto-contidos, ou seja, no dark souls temos q correr atrás de informações externas para alcançar o sucesso.

2. Sempre jogo como sorcerer, porém o jogo é frustrante e basicamente vc é um espadachim mesmo sendo de qlq classe. A impressão que ficou é que o jogo não foi feito para todas classes.

3. Vc não toma decisões no jogo, só vai em frente e encara a história pré-concebida. ( O oposto do que se espera em um rpg ).

Conclusão, sou fã de RPG e Dark Souls não é meu estilo de jogo. ( Fiquei incomodado com isso )

Stefano disse...

Lucao, realmente entendo sua frustração, mas a história (role), todos tem que interpretar, em qualquer RPG você deve seguir objetivos e realizar as quests, dark souls é do mesmo jeito, só que não é explicito porque não tem mapa nem objetivo que fica mostrando na tela, ele te faz ir e explorar por conta, ele desenvolve as comunidades gamers a fazerem as wikis para ajudar os outros, isso é interessante.

Anônimo disse...

Só é frustante para quem não conseguiu jogar, a galera ta acostumado com jogo facil e esse jogo é dificil então, vc é mais um dos q acharam o jogo frustante, pq não aguentou a dificuldade.

Anônimo disse...

os mesmos que acham demon´s/darl souls mau jogo sao os que acham os uncharteds bons, jogos "hollywoodescos" com musiquinhas da treta sem difuldade e sem história, feitos para crinaças de 10 anos chegarem ao fim sem grande dificuldade.


a saga Demons e dark souls, tendo em conta o orçamento utilizado, sem duvida das melhores obras da ultima decada dos videojogos

Anônimo disse...

Antes de fazer minha observação, quero dizer que sou um admirador de Dark Souls. O que eu não entendo é por que o pessoal dá tanta ênfase à dificuldade de Dark Souls e não falam da dificuldade de Skyrim? Bom, eu não joguei Skyrim ainda. Mas se o jogo tiver a mesma dificuldade de Oblivion, então posso dizer que Skyrim é um jogo bem difícil. Oblivion exigia muito do jagador em VÁRIOS momentos, sendo tão desafiador quanto Dark Souls. Perdi a conta de quantas vezes eu morri em Oblivion tentando passar por certas áreas.

Anônimo disse...

Dark Souls é simplesmente fodástico! Não fico chateado de ouvir outros falando mal dele, na verdade sinto pena dos que em sua tentativa de diversão sairam frustrados. Sinto pena também dos leitores de tutoriais, que mesmo virando o game, o fazem como um hollow, sem sentir a verdadeira emoção de descobrir o que puder sozinho, de se divertir jogando e não terminando e catando troféus por nada, só para completar coleção. Sugiro que quem não jogou, jogue e não tenha medo de morrer. Aprenda, experimente ... a minha única frustração nesse game foi terminá-lo. Estou triste porque acabou. FROM SOFTWARE, amo vocês! Façam addons, liberem o que deixaram escondido, me permitam tentar descobrir mais.

Anônimo disse...

Jogo muito bom, mas realmente difícil... as lutas com os chefes e uns guerreiros bem armados, principalmente os grandes são bem treta, mas o que mais cansa é caminhar e caminhar e caminhar e por falta de checkpoints quando morrer ter q voltar lá de trás... Isso é punk e cansativo. Estou naquele reino onde a ave gigante te leva e só há 1 checkpoint...(bonfire)depois q vc passa a ponte com o dragão é treta lutar e não morrer hein... tem 2 caveiras grandes e bem armadas q te complicam a vida. Abs General

Kerye disse...

Olá pessoal, gostaria de deixar aqui minha experiência com Dark souls, que sem dúvidas foi emocionante. Percebi que aqui a comentários construtivos e não de Fanboys, então decidi comentar também. Dark souls é simplesmente genial, o fato de seguir um caminho totalmente ao contrario dos games de hoje talvez seja um dos fatores que te prenda ao game,grande parte da história dele, é oculta, você deve descobrir sozinho, ninguém ira te contar, pois cutscenes é oque menos tem no jogo. Outro fator incrivel, é a dificuldade e a falta de um mecanismo Automatico, que te indica aonde se deve ir, oque se deve fazer e como se deve fazer. Neste jogo, você ira ver o verdadeiro valor de um Checkpoint, pois passar por inimigos com uma Ia muito boa e cenarios que não te ajudam nem um pouco, dentre tudo isso, somente se sentira aliviado quando chegar a Bonfire(Checkpoint)

Enfim, poderia escrever muita coisa sobre este maravilhoso game, que em minha opinião, deveria estar na lista GOTY. Mas, se você procura um jogo marcante, profundo e diferente, jogue Dark souls. Não ira se arrepender.

"Prepare to DIE"

Anônimo disse...

Souza
Boa Tarde aos fans de Demons Souls e Dark Souls. Eu vi os comentários e decidi dar minha opinião. Qto ao fato da dificuldade dos (Boss) é nota 10 (dez) que me fez sentir dentro jogo embora as fazes derruba o jogo eh que somos obrigados a passar por desfiladeiros"o que é desnecessário" e graças ao controle que é péssimo pois somos obrigados á afundar o R3 para mirar no inimigo sem a possibilidade de configurá-lo. O que deixaria o jogo muito melhor.(eu fechei o Demon's Souls) e por isso comprei o Dark S.) Estou aqui em protesto ao jogo no quesito historia pois não há! Venho jogando jogos como Final Fantasy, Dead Island que a historia é ótima o nível de dificuldade soh depende de sua estratégia.
Minha nota para dark souls seria assim:
Gráfico 7.0
Controle 5.0
Dificuldade 10.0
Enredo 3.0
total 7.5