sábado, 4 de dezembro de 2010

Super Análise: Gran Turismo 5

By Stefano Galani


Olá amigos do blog Select Games! Como prometido, está aí minha análise completa de GT5!

A Polyphony Digital lançou a primeira versão de Gran Turismo em 1997 no Japão e devido sua popularidade interna foi lançada em 1998 para outros países e se tornou o jogo mais vendido do Playstation One (10,5 milhões de unidades), de lá para cá Gran Turismo ganhou uma legião de admiradores e se tornou referência em jogos de corrida, isso todo mundo já sabe.
Gran Turismo 5 foi anunciado em 2005 na E3 na época do lançamento do PS3 e após quase 5 anos de desenvolvimento foi lançado em sua versão “final”, relembrando que em 2008 saiu a versão Prologue como um aperitivo antes do lançamento final.
Em 2009 foi anunciado que o jogo teria participação oficial da WRC (World Rally Champioship) e da NASCAR mas sem data de lançamento ainda, somente na E3 2010 que a data foi confirmada e acabou sendo lançado oficialmente no mercado americano em 24 de novembro de 2010.
Kazunori Yamauchi presidente da produtora e criador da série Gran Turismo sempre foi aficcionado por carros e corridas e não foi a toa que seus jogos se consagraram sempre entre os melhores do gênero. Gran Turismo 5 não foi diferente, depois de vários anos de especulação, espera, promessas o jogo está ai, e agora vamos analisá-lo:
O jogo é composto de 2 modalidades principais GT Mode e Arcade, vamos descrevê-los:
Arcade:
O modo Arcade  se divide em 3 sub-modalidades: 1 jogador, Time Trial e tela dividida, o modo 1 jogador você pode escolher entre diversos circuitos em vários climas e existe uma extensa lista de carros Premium para escolher, o modo Time Trial é a corrida contra o tempo onde você joga sozinho e tem um tempo X para completar a pista, e finalmente, o modo de Tela Dividida é um modo multijogador local que é similar ao 1 jogador nas pistas e carros, a única ressalva é que em multijogador não existe versão interna dos carros.
GT Mode:
GT Mode que é o modo clássico onde você tira as licenças que já não são mais obrigatórias e disputa diversos eventos e campeonatos, como as versões anteriores com algumas implementações de web 2.0 como comunidade online, sistema de lista interna de amigos da PSN, Visualização e compartilhamento de acessórios, carros e gravação de replays, outro fator interessante que futuramente pode crescer é o GT-TV, que é um canal virtual onde você visualiza algus vídeos liberados pela PD que em sua maioria são gratuitos, até o presente momento nenhum vídeo pago foi disponibilizado.
Dentro do GT Mode pode ser optar por 2 desafios em 4 níveis (Principiante/Amador/Intermediário e Profissional), os desafios que englobam os campeonatos são os A-SPEC(Você cria seu piloto e corre com ele.) e B-SPEC(Você cria um piloto, faz os ajustes no carro e ele corre por si só) junto a isso dentro dos eventos especiais existem corridas e treinos de precisão com Jeff Gordon, piloto da Nascar e Sebastian Loeb na parte do Rally WRC que também foram novidades muito bem vindas que diversificam mais ainda a experiência em jogar GT5.
Existem mais de 1000 carros disponíveis, mas existe 2 classes: PREMIUM e STANDARD(Padrão) como divulgado antes do lançamento por Kazunori Yamauchi, o que ficou claro é que os modelos PREMIUM que são em torno de 200 foram criados do zero, modelos com extrema perfeição e originalidade e em contrapartida os modelos STANDARD foram “portados” do GT da geração passada, em alguns modelos STANDARD a qualidade de modo geral é boa, mas existem alguns carros que estão realmente “fora do padrão” pois apresentam texturas mais simples e baixíssima contagem de polígonos, parecendo que se está jogando Gran Turismo 4 em pistas de alta definição, de qualquer forma esse detalhe não afeta em nada a jogabilidade de um modo geral, mas para os mais perfeccionistas pode diminuir o brilho da partida.
Os ajustes mecânicos estão bem intuitivos e com explicações bem sucintas sendo totalmente “usáveis” para jogadores menos experientes que jogam com as mínimas alterações, a customização dos carros está bem amena em relação a outros jogos mas para um simulador de corridas é o ideal.
Um detalhe polêmico que foi divulgado e constatado são os danos progressivos que somente atingindo o nível 40 eles estão implementados em totalidade, particularmente achei bem interessante e honesto essa progressão pois conforme a dificuldade aumenta os danos também e é um fator motivante para se jogar e evoluir, os danos mecânicos serão adicionados com uma atualização em dezembro, segundo Kazunori.
Ainda dentro do GT Mode existe a concessionária de carros usados onde de forma aleatória aparecem carros usados STANDARD para comprar, no GT Auto existe a clássica lavagem do carro, troca de óleo e alguns ajustes mecânicos.
O modo online usa um sistema que são as criações de sala, onde criamos uma e esperamos outros jogadores entrarem para iniciarmos a partida, o modo permite total integração via chat e voz com os participantes e nos testes que realizamos após o update 1.02 não tivemos problemas de lentidão, atualmente existem sistemas mais eficiêntes no quesito multiplayer online mas o implementado em GT 5 atende muito bem e propícia muita diversão.
Outro modo que também foi lançado é o Editor de Pistas que na verdade não proporciona total liberdade para criar circuitos e somente alterar algumas partes dos traçados, esse modo não foi testado de maneira integral por mim mas não é o foco do jogo.
Bem, o show a parte além da extrema fidelidade na jogabilidade e a preservação fiel de cada carro como é de praxe na série GT o “Photo Mode” virou uma febre entre os jogadores e nos proporciona momentos únicos em tirar fotos, durante o replay você pausa o jogo e vai na opção “Photo Mode” onde entra uma câmera virtual interna  e você pode tirar fotos de várias proporções em qualquer angulo usando filtros se desejado criando verdadeiros wallpapers foto-realísticos em Full HD, muitas vezes nem acreditamos que aquelas fotos saíram de um jogo, realmente parecem reais, vale a ressalva de que as fotos quando “tiradas” por você apresentam filtros que removem os serrilhados e deixam a imagem com maior qualidade.
Existe também a possibilidade de tirar fotos em cenários pré-montados com os carros PREMIUM, criando verdadeiros cartões postais com os veículos.
Na parte gráfica de uma maneira geral o jogo está belíssimo, ele roda em 1920x1080 @60 frames por segundo e com texturas e cores extremamente naturais, como foi dito acima existem algumas situações em que a sombra do carro evidencia serrilhados em demasia e também em situações com fumaça, mas isso não atrapalha em nada a imersão que o jogo proporciona. A parte sonora também está competente com músicas variadas e reprodução fiel do ronco dos carros e os demais complementos.
A instalação não é obrigatória, mas eu recomendo fazê-la pois diminui significativamente os loadings que pode ajudar e muito na jogatina.

Apelo Final
Bem, para finalizar, Gran Turismo 5 é o melhor jogo de simulação de corrida para o Playstation 3 e é obrigatório para qualquer fã de carros/corridas e possuidores de um PS3, quem não tem e jogar aposto que terá uma vontade imensa de ter o sistema para apreciar essa obra prima de Kazunori Yamauchi que ainda tem muito a contruibuir com seu apoio constante nas implementações.
Até a próxima!!
Gráficos: 9.0
Jogabilidade: 10.0
Áudio: 9.5
Diversão: 10.0
NOTA FINAL: 9.5

4 comentários:

Anônimo disse...

mto bom

Ethieny disse...

Pena que já não tem no começo do jogo o sistema de danos daquele que arregaça o carro inteiro hehehe.
Quanto tempo leva mais ou menos para chegar no nível 40?

Stefano Galani Maviega disse...

ethieny,

Eu ainda estou no level 16 mas, segue abaixo a tabela de exp. necessária do 30 em diante:

exp overall exp
641774 774774
821471 1596245
1051483 2647728
1345898 3993626
1722749 5716375
2205119 7921494
2822552 10744046
3612867 14356913
4624470 18981383
5919322 24900705
7576732 32477437

Anônimo disse...

Onde Consigo a tabela de experiencia por lvl A e B Spec ??